Diferentemente da representação comercial, o Consórcio Sorteado é uma empresa que inova e melhora a dinâmica, pois busca adquirir cotas de consórcio contempladas, sejam elas novas, adquiridas em administradoras ou de terceiros, logo após a aquisição, às revende. Dessa forma, tira da administradora qualquer responsabilidade por eventuais ocorrências em razão da revenda das mesmas, feitas através do Termo de Transferência.
Além das cotas recém-adquiridas de administradoras, a empresa também adquire cotas diretamente de consorciados. Apesar da transferência de cota depender da administradora do grupo, essa negociação é feita entre as partes e fora da sede da administradora.
Sem custo adicional para a administradora de consórcios, o Consórcio Sorteado negocia diversas cotas contempladas todos os meses. Após a venda ao consumidor final, não traz riscos à administradora. Posto que a cessão de direitos e obrigações (transferência) de cotas é um ato jurídico previsto na legislação específica do consórcio.